É possível estar em um relacionamento abusivo e não perceber? Sim!
Atentar-se com atitudes diárias é importante, pois com o passar do tempo, não percebe a perda de liberdade e a privacidade, além de outras situações mais graves como agressões verbais, físicas, psicológicas, sexuais e até financeira.
A vítima acaba levando a culpa que não é dela, a nossa sociedade faz com quem sofre o assédio ainda procure entender o que aconteceu, antes de pensar no que a outra pessoa o (a) abusador (a) está fazendo.
Os sinais que indicam relacionamento abusivo é: manipulação, ameaças, violência verbal, invasão de privacidade, ciúme excessivo, comportamento agressivo, violência física, controle financeiro, forçar relação sexual, destruição de autoestima, afastar família e amigos e principalmente colocar a culpa na vítima pelas ações causadas pelo agressor (a).
Isso se inicia de forma gradual, e com o passar do tempo começa a surgir demonstrações de controle e pequenas agressões verbais ou físicas.
O nível das agressões quando se tornam maiores e evidentes, pode ser identificado pela vítima de forma tardia.
É possível que a vítima possa desenvolver transtorno psicológicos, como ansiedade, estresse ou até depressão.
Como sair de um relacionamento abusivo? É buscar ajuda, familiares ou amigos e é recomendável ajuda profissional, como psicólogo e/ou psiquiatra, pois a vítima não poderá conseguir sair sozinha do relacionamento.