Durante as últimas décadas a ultrassonografia tinha sido utilizada apenas pelos radiologistas, porém, com a melhora da tecnologia, isso está mudando.
A ultrassonografia musculoesquelética foi descrita há mais de 40 anos e suas aplicações vem aumentando. Atualmente é utilizada não só para guiar aplicações e bloqueios como também se tornou uma extensão do exame físico.
Como se trata de um exame que depende de quem o está realizando, pode ser feito pelo próprio ortopedista, e vem se mostrando uma excelente ferramenta de diagnóstico.
A ultrassonografia é um método prático, seguro, rápido e que permite uma avaliação estática e dinâmica. Alguns trabalhos mostram que até 90% dos pacientes com problemas no esqueleto apendicular, podem ter seu diagnóstico na primeira consulta com início imediato de seu tratamento. A utilização deste método também serve para guiar as infiltrações, e vem mostrando superioridade em relação as técnicas convencionais, no qual o índice de acerto vem se mostrando maior que 90% nos procedimentos guiados, contra até 60% de falha da técnica convencional.
Mas vale lembrar que como qualquer outro método é necessário treinamento, estudo e experiência.