Entenda como a Medicina Regenerativa pode contribuir na cura de lesões

A medicina regenerativa ou terapia regenerativa é um segmento de pesquisa médica que busca a substituição de tecidos que foram danificados por doenças ou traumas. Células ou fatores de crescimento retirados do corpo do paciente, são capazes de se transformar em qualquer tecido.
A técnica é capaz de promover e induzir a regeneração de tecidos, utilizando produtos biológicos do próprio paciente, ou seja, a recuperação é estimulada por substâncias já existentes no organismo.
Atualmente a medicina regenerativa é amplamente discutida em congressos internacionais, sendo que milhares de pesquisas estão sendo feitas e publicadas.
A indicação da técnica tem se ampliado cada vez mais, e sua aplicação geralmente acontece em lesões musculares, tendíneas, articulares, estéticas, esportivas e degenerativas.
O procedimento é minimamente invasivo, e por isso, normalmente não tem contraindicação. Costuma apresenta uma rápida recuperação e pode ser realizada em diversas faixas etárias. Geralmente o paciente é submetido a três sessões para aplicação de biomateriais, com resultados satisfatórios. Vale ressaltar que a terapia biológica precisa ser aplicada no local correto, e para isso e fundamental que seja guiada por um ultrassom. Não se aceita mais na ortopedia moderna, apenas a palpação para realização de uma aplicação.